Instruções para um teste preciso


  1. Conecte-se por cabo (se possível)

    Para um resultado mais exato, conecte seu dispositivo diretamente ao modem/roteador usando um cabo de rede (Ethernet).

  2. Evite usar Wi-Fi durante o teste

    O Wi-Fi pode sofrer interferências e variações. Caso só possa testar por Wi-Fi, fique próximo ao roteador e evite barreiras físicas.

  3. Desconecte outros dispositivos

    Desligue ou desconecte outros dispositivos da rede temporariamente (celulares, smart TVs, câmeras, etc.) para evitar interferências no resultado.

  4. Feche programas e abas

    Feche qualquer programa ou aba que esteja usando a internet, como YouTube, Netflix, downloads ou atualizações automáticas.

  5. Reinicie seu roteador (se estiver há muito tempo ligado)

    Em alguns casos, reiniciar o roteador pode melhorar a estabilidade da conexão antes de testar.

  6. Evite horários de pico

    O desempenho pode variar em horários de grande uso (como à noite). Se possível, teste em diferentes horários do dia para comparar.

Considerações Importantes


    • O teste mede a velocidade entre o seu dispositivo e um servidor, e não entre seu provedor e a internet em geral.
    • Fatores como desempenho do dispositivo, cabeamento interno e qualidade do roteador também influenciam.
    • Se você contratou um plano de, por exemplo, 200 Mbps, valores próximos (acima de 80% da velocidade contratada) são considerados dentro da margem esperada, especialmente em Wi-Fi.
    • Velocidades menores em dispositivos móveis ou distantes do roteador são comuns, devido a limitações do próprio aparelho ou da rede sem fio.
    • Em caso de resultados muito abaixo do esperado, faça mais de um teste e, se possível, com outro dispositivo. Se o problema persistir, entre em contato com nosso suporte.